Nos siga nas redes sociais

Entretenimento

Cantor palmarense Zé Linaldo lança álbum de forró cult

Publicado

em

ás

O compositor mesclou cultura tradicional com referências eruditas para criar um “forró cult” (Foto: Divulgação)

O forró é naturalmente um gênero de tradições, que reverencia o cotidiano do povo nordestino e celebra a sua cultura. O cantor pernambucano Zé Linaldo, porém, quis ir mais longe nas referências e buscou inspirações também nas tradições clássicas para o seu novo álbum de forró intitulado “Um Pé de Tempo”.

A inspiração desse “forró cult” passeia pelo mundo da literatura e da filosofia. Entre as referências que o compositor agregou nas letras, existe o antigo debate entre o nome e as coisas, a menção ao conceito de carpe diem do poeta romano Horácio e influências da escrita metafísica do poeta inglês John Donne; tudo isso no subtexto de letras que ainda exaltam a cultura regional.

Zé Linaldo destaca que a base musical são os ritmos tradicionais, mas submetidos a uma releitura. “A essência das melodias são o xote, o baião, o aboio, o arrasta-pé, mas atravessados pela influência de outros ritmos”. Revela ainda que o projeto busca resgatar a tradição poética das letras da música de raiz nordestina, criticando a banalização do forró e letras apelativas contemporâneas. As informações são do Diário de Pernambuco.

As 11 faixas do álbum foram feitas em parceria entre o cantor-compositor Zé Linaldo e o poeta Eugenio Jerônimo. O CD físico já está à venda na Passa Disco, mas pode também ser conferido nas principais plataformas digitais de música.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.