Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Aumento de casos suspeitos da Covid-19 em Pernambuco ‘não configura segunda onda’, diz SES-PE

Publicado

em

ás
Hospital Regional de Palmares - (Foto: Reprodução/PortalPE10)

Hospital Regional de Palmares – (Foto: Reprodução/PortalPE10)

A tendência de aumento de casos da Covid-19 em Pernambuco, observada desde a última quinzena de outubro, “não configura uma segunda onda” da doença segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A pasta aponta que, apesar da ocorrência do que chama de “flutuação nos registros de casos suspeitos”, os números da pandemia atingiram, em outubro, os menores patamares desde o mês de abril.

“Com índices baixos e menor disponibilidade de leitos, já que foram realizadas desmobilizações com o objetivo de evitar ociosidade, qualquer flutuação nos dados causa maior percepção nos indicadores da doença”, explicou a SES-PE em nota oficial enviada à reportagem nesta quarta-feira (11).

“Neste momento de pandemia, a orientação sempre foi de avaliação dos riscos e benefícios da realização de cirurgias eletivas para preservar a saúde dos pacientes. Neste sentido, cirurgias estéticas podem ser realizadas em outro momento”, reitera a SES-PE na nota.

Filas grandes nos centros de testagens por demanda espontânea disponibilizados pelo Governo do Estado também vêm chamando a atenção da população. A taxa de ocupação dos leitos da rede pública de Saúde em torno dos 80% é um outro ponto de preocupação.

A SES-PE, no entanto, ressalta que segue monitorando o cenário epidemiológico e dos indicadores da Covid-19 no Estado de forma diária. “[O Governo de Pernambuco] tem condições de voltar a desbloquear leitos voltados exclusivamente para pacientes com a Covid-19, caso os números permaneçam crescendo”, diz a secretaria.

Como o vírus continua circulando em Pernambuco, a SES-PE alerta que cada um precisa fazer sua parte e usar a máscara corretamente, lavar as mãos com frequência e praticar o distanciamento social, de forma a evitar as aglomerações.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.