Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Arcoverde recebe ambulâncias do Samu

Nessa quinta-feira (20), o município recebeu duas ambulâncias, sendo uma Básica e outra Avançada (UTI móvel)

Publicado

em

Num cofinanciamento entre o Ministério de Saúde e o Governo do Estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu começa a chega por etapas em Arcoverde.
Nessa quinta-feira (20), o município recebeu duas ambulâncias, sendo uma Básica e outra Avançada  (UTI móvel), em solenidade, em Serra Talhada.
 
A prefeita Madalena Britto (PTB) e a secretária de Saúde, Andréia Britto, compareceram ao evento, que foi marcado por inaugurações comandadas pelo Governador Eduardo Campos (PSB).
 

“O Samu é aprovado por 97% da população”, garantiu o secretário de Gestão da Educação e Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde,Mozart Sales, que também esteve no evento, onde entregou  34 ambulâncias do Samu, sendo 30 de suporte básico e quatro de suporte avançado.
 
As de suporte avançado ficarão sediadas em  São José do Egto, Arcoverde, Petrolândia e Serra Talhada e atenderão, junto com as ambulâncias básicas, ainda as cidades de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, Carnaíba, Ingazeira, Itapetim, Iguaracy, Tuparetama, Santa Terezinha, Arcoverde, Petrolândia, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Serra Talhada, Betânia, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, São José do Belmonte e Triunfo,
com uma para cada município.

Em Arcoverde, o posto de atendimento do Samu está devidamente reformado. Localizado no antigo Arcocenter, o local é composto de dormitórios para  médicos e enfermeiros, salas de esterilização e reunião, copa-cozinha e garagens para ambulâncias.

“Estamos no aguardo, da inauguração da Central de Regulação 192, em Serra Talhada, que será a responsável pela coordenação deste serviço na macrorregião”, explica a secretária de Saúde de Arcoverde, Andréia Britto.
 
SAMU 192 – O primeiro SAMU implantado, sem regulamentação, no Brasil foi na cidade de Campinas, através do médico coordenador José Roberto Hansen. Sendo devidamente implantado e regulamentado pelo Governo Federal em 2003.
 
 O Samu, serviço administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem parceria com o Ministério da Saúde. O serviço pode ser acionado pelo telefone 192 e atende a três objetivos: atendimento a urgências e emergências médicas de qualquer natureza (tanto clínicas como traumáticas), a regulação do sistema de vagas de urgência e emergência em hospitais secundários e terciários por uma central 24h e educação em urgência e emergência.
Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.