Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Apenas metade dos casos de AVC tem causas conhecidas

Hipertensão,tabagismo,diabetes,arritmia cardíaca e obesidade estão entre os fatores de risco do AVC

Publicado

em

ás

Apenas metade dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) é relacionado a fatores de risco conhecidos. Essa é a revelação de um estudo do Centro Médico Erasmus, na Holanda, publicado na terça-feira no periódico Plos Medicine.

Os pesquisadores acompanharam por treze anos, em média, 6 844 participantes com idade superior a 55 anos e que nunca tiveram AVC. Durante esse tempo, houve 1 020 episódios de derrame. Ao examinar o fator causador para cada caso, os cientistas descobriram que metade estava relacionado a fatores conhecidos, como hipertensão, tabagismo, diabetes, arritmia cardíaca, obesidade e demais doenças cardiovasculares.

Hipertensão e tabagismo foram os elementos mais recorrentes — 36% e 16% dos episódios, respectivamente. A outra metade dos casos os pesquisadores não conseguiram relacionar a nenhuma causa.

“Essa descoberta encoraja não só o estudo mais aprofundado das causas estabelecidas, mas também o de outras que ainda não foram estudadas ou descobertas pela medicina”, diz Michiel Bos, médico do Departamento de Epidemiologia do Centro Médico Erasmus e coautor do estudo. 

Os pesquisadores alertaram para o fato de que as suas descobertas não podem ser aplicadas para populações com mais diversidade racial do que a analisada, que foi a da cidade de Rotterdam, na Holanda.

 

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.