Nos siga nas redes sociais

Palmares

Apae Palmares realiza programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Programação acontece nesta terça-feira, dia 02 de abril, a partir das 15h.

Publicado

em

ás


Nesta terça-feira, 02, é celebrada mundialmente a conscientização acerca do autismo. O Dia Mundial do Autismo foi instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). É comum que nesta data monumentos e instituições sejam iluminados por uma luz azul, que é a cor da campanha.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmares, preparou uma programação especial, com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo.

A programação tem início às 15h na Praça Bispo Pereira Alves, onde acontecerá concentração, e logo em seguida uma a ‘Caminhada Azul’ até a Praça Dr. Paulo Paranhos, no centro de Palmares. 

Dando continuidade à programação, ainda terá a apresentação da banda Ana Paula e Patrícia Firmino, recreação infantil, uma esposiçã fotográfica e apresentação musical.

Autismo

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação  e comportamento restrito e repetitivo. É altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. É um dos três distúrbios reconhecidos do espectro do autismo (ASD), sendo os outros dois a Síndrome de Asperger e o Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação – comumente abreviado como PDD-NOS (sigla em inglês) ou TID-SOE (sigla em português) – que é diagnosticado quando o conjunto completo de critérios do autismo ou da Síndrome de Asperger não são cumpridos.

Intervenções precoces em deficiências comportamentais, cognitivas ou da fala podem ajudar as crianças com autismo a ganhar autonomia e habilidades sociais e de comunicação.

Desde 2010, a taxa de autismo é estimada em cerca de 1 a 2 casos a cada mil pessoas em todo o mundo, ocorrendo de 4 a 5 vezes mais em meninos do que meninas, por isso a escolha da cor azul para representar a data.

No Brasil, ainda não há número precisos, muito menos oficiais a respeito dos casos de autismo. O único estudo brasileiro sobre epidemiologia de autismo foi feito em 2011, numa amostragem num bairro da cidade de Atibaia (SP), resultando em um caso a cada 367 crianças.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.