Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Apac intensifica alerta de temporal para regiões de Pernambuco; chuva deve seguir até sexta

Publicado

em

ás

As fortes chuvas que caem desde a madrugada causaram transtornos em diferentes cidades da Região Metropolitana do Recife. Somente na capital, choveu mais de 30% do esperado para todo o mês de maio em 12 horas, até as 10h desta quinta-feira (13), e a tendência não é de melhora no tempo, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Um novo alerta foi emitido nesta quinta pela agência, apontando a continuidade de chuvas de intensidade forte, “com potencial de ultrapassar os 150 milímetros”, no Grande Recife, Zona da Mata Norte e Sul e Fernando de Noronha, podendo se estender para o Agreste.

Devido aos ventos e à umidade, deve ocorrer um aumento gradativo das chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (13), sendo intensificado durante a noite e madrugada, seguindo até a sexta-feira (14), de acordo com a Apac.

A chuva é causada por um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste que atua desde o litoral do Rio Grande do Norte até Pernambuco, segundo a meteorologista Aparecida Fernandes. Esse sistema é comum para essa época do ano.

“Nesse período [até junho], essas ondas se intensificam. Nós temos o oceano mais aquecido que o normal e isso favorece maior vapor d’água. […] . Como tem muito transporte de vapor d’água do oceano para o sistema [meteorológico], deve permanecer com chuva”, afirmou a meteorologista.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.