Eleições 2018
Publicada em 10/10/2018 às 09h19. Atualizada em 10/10/2018 às 09h19
OABs do Nordeste repudiam ataques contra nordestinos pós-eleição
Nordestinos são alvo de preconceito após resultado do 1º turno das eleições; prática é crime
Por: Marcos André Fonte:LeiaJá


As seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Nordeste emitiram uma nota conjunta, nesta terça-feira (9), repudiando às diversas manifestações discriminatórias nas redes sociais contra os eleitores nordestinos após a vitória do candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) na região. Assinada pelos nove presidentes, a nota diz que “as manifestações políticas devem sempre respeitar os princípios e valores fundamentais da ordem republicana”.

“É crucial, portanto, que o salutar confronto de ideias neste período eleitoral não descambe no discurso de ódio e em manifestações discriminatórias, as quais, por sua natureza, violam o princípio democrático”, ressalta o texto. “O crime de racismo, declarado inafiançável e imprescritível pelo Constituinte originário, deve ser repudiado e combatido por todos os cidadãos brasileiros, independentemente de suas convicções políticas e das correntes ideológicas que abracem”, completa.

Para os presidentes das OABs, os valores democráticos e o combate a todas as formas de racismo e discriminação são essenciais no cenário que o país vive atualmente. “O delicado momento vivido por nossa jovem democracia exige de todos o empenho por manter a união do povo brasileiro em toda a sua diversidade, não apenas de raça, sexo e cor, mas também de origem”, considera a nota.

No último domingo (7), logo após a divulgação dos resultados da votação presidencial, xingamentos como “preguiçosos”, “mortos de fome”, “vergonha do Brasil” e “câncer do país” foram alguns dos proferidos nas redes sociais contra os nordestinos. Um internauta chegou a dizer que “o medo do Nordestino perder o Bolsa Família é maior do que procurar trabalho”. Já outro, pontuou: “orgulho de não ter um resquício de sangue nordestino correndo nas minhas veias”.

Tags: Cotidiano, Brasil,
Eleições 2018
Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad,43%; diferença cai quatro pontos
Brasil
Menina de 4 anos morre após ser picada por escorpião escondido em moletom no interior
Brasil
Jornalista pede demissão ao vivo após ser impedido de fazer perguntas a Bolsonaro
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.