Eleições 2018
Publicada em 08/10/2018 às 21h57. Atualizada em 08/10/2018 às 21h57
Espírito Santo elege primeiro senador gay e tira vaga de Magno Malta
Fabiano Contarato (Rede) foi o candidato mais votado do estado, com 31% dos votos válidos (1,1 milhão); Magno Malta (PR)
Por: Marcos André Fonte:G1


Espírito Santo elegeu o primeiro senador declaradamente gay do país, Fabiano Contarato (Rede), e, contrariando as pesquisas eleitorais, não reelegeu Magno Malta (PR) - que chegou a ser cogitado como vice do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e é conhecido por sua posição contrária aos direitos da população LGBT.

Concorrendo pela primeira vez a um cargo no Legislativo, Contarato foi o candidato mais votado do estado, com 31% dos votos válidos (1,1 milhão), seguido por Marcos do Val (PPS), que atingiu 24%. Outro que não se reelegeu foi Ricardo Ferraço (PSDB). Rose de Freitas (Podemos), eleita em 2014, continua por mais dois anos.

Nascido na cidade capixaba de Nova Venécia e hoje com 52 anos de idade, Contarato fez carreira como delegado por 26 anos e como professor por 20 -função que ainda exerce. Ele é formado em direito e se especializou em direito penal, disciplina que leciona na Universidade Vila Velha. O Código de Processo Penal é item frequente em suas propagandas.

Foi chefe da Delegacia de Delitos de Trânsito por mais de dez anos e, por um breve período, diretor do Detran (Departamento de Trânsito) do Espírito Santo. Também atuou, até abril deste ano, como corregedor-geral do estado.


Tags: Politica, Brasil,
Eleições 2018
Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad,43%; diferença cai quatro pontos
Brasil
Menina de 4 anos morre após ser picada por escorpião escondido em moletom no interior
Brasil
Jornalista pede demissão ao vivo após ser impedido de fazer perguntas a Bolsonaro
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.