MPPE
Publicada em 12/09/2018 às 08h03. Atualizada em 12/09/2018 às 08h03
SAAE de Palmares se compromete a adotar medidas para garantir qualidade da água
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Palmares (SAAE) firmou termo de ajustamento de conduta perante o MPPE.
Por: Redação PortalPE10


Para garantir o fornecimento de água dentro dos padrões sanitários, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Palmares (SAAE) firmou termo de ajustamento de conduta perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Por meio do TAC, o órgão municipal se compromete a adotar uma série de medidas exigidas pela legislação, em consonância com o projeto institucional Água de Primeira, do MPPE.

De acordo com o promotor de Justiça João Paulo Pedrosa Barbosa, os relatórios do sistema Siságua no primeiro semestre de 2018 apontam para violações dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a presença de coliformes totais e bactéria E. coli em amostras retiradas da estação de tratamento de água.

Por esse motivo, o SAAE se comprometeu a elaborar um plano de amostragem para a análise da água e encaminhá-lo, no prazo de 30 dias, para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e para a Secretaria de Saúde de Palmares. Esse plano deve balizar a coleta e análise das amostras de água retiradas da estação de tratamento e da rede de distribuição de água na cidade.

As coletas devem ser realizadas no mínimo duas vezes por semana, sendo preferível a coleta quatro vezes, de acordo com a legislação para a análise microbiológica. Já o parâmetro de cloro deve ser testado a cada duas horas. Os resultados dos testes devem ser apresentados aos órgãos da saúde e à Promotoria de Justiça local mensalmente, pelos próximos 12 meses. Além disso, os parâmetros de qualidade da água devem ser informados à Secretaria de Saúde, para que sejam inseridos no Siságua.

Por fim, nos casos em que forem encontradas amostras positivas, o SAAE deverá adotar as medidas corretivas imediatamente e efetuar novas amostras até que os resultados voltem à normalidade. Se houver situação de risco à saúde, o órgão municipal deverá elaborar um plano de ação para implementar, junto com as demais autoridades de saúde pública, medidas de proteção aos moradores.

Pernambuco
Preço médio da gasolina sobe e chega a R$ 4,65 mesmo sem reajuste nas refinaria
Eleições 2018
Julio Lossio é expulso do partido e está fora da disputa ao governo de Pernambuco
Empregos
Brasil abriu 110.431 novos postos de trabalho em agosto
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.