Política
Publicada em 10/07/2018 às 15h53. Atualizada em 10/07/2018 às 15h53
Em Pernambuco, prefeito muda secretariado e nomeia 3 irmãos
Apesar de aparentar uma prática de nepotismo, a nomeação de familiares para cargos não é ilegal
Por: Redação PortalPE10 | Fonte: LeiaJá

O prefeito de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Demóstenes Meira (PTB), anunciou, nesta terça-feira (10), uma mudança no secretariado do seu governo. Na lista dos novos secretários, chama a atenção, entretanto, a presença de três irmãos do petebista para o comando de pastas consideradas estratégicas para a administração pública municipal. 

Com a nova configuração do primeiro escalão do governo municipal, o secretário de Governo é Davi Meira; o de Segurança, Délamo Meira, e o de Planejamento Estratégico, Daniel Meira. Dos três, apenas Daniel já integrava a equipe desde o início do mandato em janeiro de 2017. Atualmente a Prefeitura de Camaragibe tem 13 secretarias. 

Apesar de aparentar uma prática de nepotismo, a nomeação de familiares para cargos do primeiro escalão não é ilegal, pois os chefes dos executivos municipais se baseiam na “brecha” deixada pela Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

De 2008, a súmula veda o nepotismo nos Três Poderes nos âmbitos federal, estadual e municipal. A medida proibiu a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público. Contudo, uma edição abre exceção para a contratação de parentes para cargos políticos – de ministros de Estado, secretários estaduais e secretários municipais.

Ainda que seja permitida pela legislação, a prática não soa positivamente. Procurada  para tratar do assunto e dar mais detalhes sobre as mudanças no secretariado, a Prefeitura não deu retorno até o fechamento desta matéria. 

Política
TSE rejeita pedido para declarar Lula inelegível imediatamente
Brasil
Brasil tem 677 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde
Política
Em cenário sem Lula, Haddad venceria no 1º e 2º turno em Pernambuco, diz pesquisa
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.