Copa do Mundo 2018
Publicada em 16/05/2018 às 16h17. Atualizada em 16/05/2018 às 16h17
Sul-americanos pedem e Fifa discutirá Copa com 48 seleções já no Qatar
A ampliação do número de participantes já está confirmada a partir de 2026
Por: Enzo Gabriel | Fonte: Esporte ao Minuto


Sul-americanos pedem e Fifa discutirá Copa com 48 seleções já no Qatar: A ampliação do número de participantes já está confirmada a partir de 2026

A Fifa discutirá em seu congresso anual em 13 de junho, em Moscou, o aumento de 32 para 48 seleções já na Copa do Mundo do Qatar, em 2022. O tópico consta na agenda do evento divulgada pela federação internacional.

A ampliação do número de participantes já está confirmada a partir de 2026. O acréscimo de 16 seleções já no Mundial de 2022 é um desejo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Todas as 10 confederações integrantes da entidade, entre elas a CBF, são favoráveis ao aumento, segundo consta no documento da Fifa.

Em Moscou, não haverá nenhuma decisão. A ideia é aprovar ou não uma proposta para "a realização de um estudo de viabilidade para o aumento de equipes".

Este estudo se faz necessário para saber a necessidade da construção de mais estádios ou a ampliação de cidades-sede.

A ideia original para um torneio de 32 seleções seria a utilização de 12 estádios, como acontecerá na Rússia e foi no Brasil. Mas ainda há riscos de que este número seja reduzido para até oito, conforme afirmaram recentemente as autoridades qatarianas.

No mês passado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, participou de evento da Conmebol em Buenos Aires e se mostrou favorável a uma ampliação antes mesmo de 2026.

Na ocasião, classificou a proposta como "muito interessante" e que "ajudaria no desenvolvimento do futebol".

O interesse da Conmebol se justifica pelo fato de que em um torneio com 48 seleções seis dos dez times participantes das eliminatórias garantirão vaga no Mundial.

Hoje, este número é de quatro, com um a mais podendo entrar pela repescagem. Na Rússia, serão cinco, após o Peru desbancar a Nova Zelândia.

Após a divulgação da agenda, a Fifa não se manifestou. Nem o Comitê Organizador do Mundial do Qatar.

Uma decisão precisará ser tomada antes do início das eliminatórias, que ainda não foi divulgado. Para o Mundial da Rússia, os primeiros jogos foram realizados em março de 2015.

Com 48 seleções, além de seis vagas para a Conmebol, a divisão fica assim: Oceania (1), América do Norte, Central e Caribe (6), Ásia (8), África (9), Europa (16) e mais duas seleções saindo de um playoff de repescagem.

A vaga do país-sede em 2026 irá influenciar diretamente no número final de vagas da confederação ao qual ele está vinculado

A Copa do Qatar, confirmada por ora com 32 times, ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O torneio foi deslocado para o fim do ano por causa do calor no país durante os meses de junho e julho.

Neste mesmo congresso onde será discutida a proposta da Conmebol, a Fifa definirá a sede do Mundial de 2026. O Marrocos concorre contra uma candidatura tripla de EUA, Canadá e México. Com informações da Folhapress. 

Tags: ,
Palmares
Altair Junior vira réu por improbidade administrativa no caso de atraso dos salários
Política
Lula chega à Justiça Federal para ser interrogado em processo da Lava Jato
Brasil
Com eleição de Bolsonaro, Cuba anuncia fim da parceria com Brasil no Mais Médicos
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.