Brasil
Publicada em 14/05/2018 às 08h54. Atualizada em 14/05/2018 às 08h54
Bolsonaro diz que, se eleito, revogará uso de placa unificada do Mercosul
Pelo Twitter, disse que o país precisa encontrar outras opções 'fora das amarras ideológicas' do Mercosul.
Por: Redação PortalPE10 | Fonte:


Foto: Reprodução

O pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, disse pelo Twitter no último sábado que, se eleito, revogará o uso de placa unificada para automóveis do Mercosul. A medida, anunciada em 2014, visa facilitar a circulação de veículos e a fiscalização migratória e aduaneira entre os países que formam o bloco.

Em relação ao bloco, Bolsonaro já disse que “não há como recuar numa aliança que já existe há tanto tempo”.  Afirmou, entretanto, que “é possível fazer bons acordos bilaterais do Brasil com outras nações”.

Pelo Twitter, disse que o país precisa encontrar outras opções “fora das amarras ideológicas” do Mercosul.

A PLACA

Hoje, apenas a Argentina e o Uruguai utilizam o modelo, formado por 4 letras e 3 números em fundo branco. A peça trará, no alto, o símbolo do Mercosul e a bandeira do país. Também identificará o Estado e município de registro do veículo e incluirá código bidimensional (QR Code), tira holográfica e microchip, para evitar falsificação.

Na sexta-feira, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou ajustes às regras para adoção do padrão Mercosul no Brasil. Os veículos passarão a utilizar a modelo a partir 1º de dezembro deste ano. Apenas veículos novos e transferidos, entretanto, precisarão passar pela alteração.

Inicialmente, a medida deveria ter entrado em vigor em 2016. Foi adiada para 2017 e, depois, por tempo indeterminado. O último anúncio dizia que a implementação deveria começar em setembro deste ano.

Palmares
Altair Junior vira réu por improbidade administrativa no caso de atraso dos salários
Política
Lula chega à Justiça Federal para ser interrogado em processo da Lava Jato
Brasil
Com eleição de Bolsonaro, Cuba anuncia fim da parceria com Brasil no Mais Médicos
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.