Futebol
Publicada em 12/05/2018 às 15h05. Atualizada em 12/05/2018 às 15h23
O que ainda está em jogo nos principais campeonatos da Europa?
Na Itália, a Juventus precisará apenas de um empate para levantar o sétimo título consecutivo do torneio
Por: Enzo Gabriel | Fonte: Goal.com


A temporada 2017/18 vai chegando ao final no futebol europeu, e os campeões do principais campeonatos já foram decididos: o Manchester City faturou a Premier League, o Barcelona conquistou La Liga, o PSG é o campeão na Ligue 1, o Bayern de Munique, na Bundesliga e o Porto, na Primeira Liga. Na Itália, a Juventus precisará apenas de um empate para levantar o sétimo título consecutivo do torneio.

Enquanto isso, porém, várias equipes ainda tentam garantir uma vaga nos torneios continentais, ou ao menos os resultados que evitem seu rebaixamento nas ligas nacionais.

Veja, a seguir, o que ainda está em jogo nos principais campeonatos!

Premier League


Sadio Mane Liverpool Olivier Giroud Chelsea

O Manchester City se tornou campeão da competição inglesa com oito rodadas de antecedência, mas o time do técnico Pep Guardiola segue outra meta: ser a primeira equipe a atingir 100 pontos da Premier, algo nunca feito. Com apenas uma rodada para o final, e os 97 pontos somados o City precisará vencer o Southampton neste domingo (13), para alcançar o feito.

Já o adversário de Gabriel Jesus e companhia briga diretamente contra o rebaixamento, mas depende de si para se manter na elite do futebol inglês. Com um pé na Championship – segunda divisão da Inglaterra – o Swansea deve vencer o Stoke City, último colocado e já rebaixado, para continuar na Premier.

A disputa mais importante da 38 rodada ficou para Liverpool e Chelsea, já que ambas equipes têm chances de classificação para a Champions League 2018/19. O Liverpool, na quarta posição, mantém uma vantagem de dois pontos (72 – 70) comparado com o rival, o Chelsea e quinto colocado. Finalista da Champions contra o Real Madrid, os Reds encaram o Brighton em casa, neste domingo (13). Já o Chelsea joga fora contra o Newscastle às 11h, também no domingo.

Championship

Campeão da segunda divisão inglesa, o Wolverhampton tem vaga garantida para a Premier League, assim como o Cardiff, vice-campeão. Ainda disputam a última vaga do acesso Middlesbrough e Aston Villa, e Fulham e Derby.

La Liga


Paulinho FC Barcelona

A taça da La Liga 2017/18 já está nas mãos de Lionel Messi e cia., mas o Barcelona tem ainda duas metas para atingir na competição: terminar o campeonato espanhol invicto e não perder no Camp Nou. Restam apenas duas rodadas para o final da competição: neste domingo, (13), entra em campo contra o Levante fora de casa, mas na última partida do torneio defende a invencibilidade do Camp Nou diante do Real Sociedad.

As quatro vagas na próxima Champions League já estão definidas, enquanto Villarreal e Sevilla brigam para, ao menos, se classificarem à Europa League.

Serie A


Paulo Dybala Juventus 2017-18

A principal disputa do campeonato italiano não está mais no título. A Juventus, líder da competição com 91 pontos, precisa apenas de um empate para conquistar o hepta da Serie A. O jogo decisivo acontecerá contra a Roma, no Estádio Olímpico. Porém, Gianluigi Buffon não terá vida fácil. Adversária direta de Lazio e Internazionale, a Roma necessita de uma vitória no clássico para se manter viva na briga pela Champions League 2018/19.

Na ponta de baixo da tabela, o Cagliari terá duelos difíceis para escapar do descenso à Serie B, uma briga na qual participam, ainda, SPAL, Chievo, Crotone e Udinese.

Bundesliga


Lewis Holtby Bobby Wood Eintracht Frankfurt Hamburger SV 05052018

Depois de se 'habituar' a ocupar posições intermediárias e inferiores na tabela, o Hamburgo lutar pela sobrevida na Bundesliga, campeonato no qual se orgulha de ter disputado continuamente desde sua criação, no pós-Guerra: o time precisa vencer Wolfsburg para ao menos brigar na repescagem para não cair, contanto que o Wolfsburg perca seu compromisso diante do Colônia (sábado), jogando em casa.

Na parte de cima, o Dortmund precisa de um simples empate para voltar à próxima Champions League, enquanto Leverkusen e Hoffenheim, muito provavelmente, brigam pela última vaga no maior torneio de clubes do continente.

Primeira Liga


Bas Dost Sporting Jardel Benfica 2018

Em Portugal, a briga entre os rivais Benfica e Sporting deixa a última rodada da Primeira Liga rodeada de expectativas. Ambas equipes estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com os mesmos 78 pontos conquistados, mas apenas uma conseguirá a vaga para o principal torneio europeu, a Champions League.

Com o mando de jogo, o Benfica encara o Moreirense, e o Sporting busca a vaga para a próxima Champions diante do Marítimo, jogando fora de casa. As partidas acontecem no domingo, ás 14h (Brasília).

Tags: ,
Eleições 2018
Polícia Federal indicia Temer por corrupção e lavagem de dinheiro
Futebol
Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo podem ser punidos pelo Barcelona por apoio a Bolsonaro
Alagoas
Sefaz lança edital para concurso com salários de até R$ 11 mil em novembro
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.