Chuvas
Publicada em 16/04/2018 às 13h39. Atualizada em 16/04/2018 às 14h50
Chuvas do fim de semana em PE foram causadas por anticiclone, diz Apac
Chuvas devem continuar ao longo desta segunda-feira (16) e dos próximos dias em Pernambuco.
Por: Redação PortalPE10 | Fonte: FolhaPE


Foto: Reprodução

As fortes chuvas do último fim de semana em Pernambuco foram provocadas pelo fenômeno climático chamado de anticiclone, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). As maiores precipitações no somatório do sábado (14) e domingo foram registradas em Jaqueira, na Mata Norte, com acumulado de 165,5 milímetros; e Macaparana, com 155 mm, Sirinhaém, com 138 mm, e Catende, com 121 mm, todas na Mata Sul.

"A característica deste fenômeno é que a parte central dele, o núcleo, é uma região que favorece as chuvas. É diferente do ciclone, pois a borda deste é que causa as precipitações", explicou o meteorologista Fabiano Prestrelo. 

As chuvas devem continuar ao longo desta segunda-feira (16) e dos próximos dias em Pernambuco. A Apac emitiu aviso hidrometeorológico no domingo (15) com validade até as 18h30 desta segunda. O boletim é válido para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Agreste do Estado. 

A previsão da Apac é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva de fraca a moderada, rápida e isolada durante a segunda nas quatro regiões. As temperaturas devem variar entre 22ºC e 29ºC na RMR, 22ºC e 30ºC na Zona da Mata Norte, 21ºC e 30ºC na Zona da Mata Sul e 18ºC e 28ºC no Agreste, de acordo com a meteorologia da Apac. 

Segundo Fabiano, o período histórico de chuvas está apenas no início e as precipitações devem continuar pelos próximos meses. "Estamos começando o período chuvoso, que vai de abril até julho, os meses mais chuvosos do ano. Devemos esperar que venha mais chuva por aí", disse o meteorologista. 

As precipitações das últimas semanas ocorreram pelo favorecimento das condições oceânicas. "A instabilidade atmosférica e a umidade favorecem a formação de nuvens do tipo cúmulo-nimbus, que são nuvens de chuvas intensas", detalhou Fabiano.

Média histórica das chuvas em abril em Pernambuco

Mata Sul
Casal é morto a tiros dentro de casa no bairro da Cohab, em Água Preta,PE
Brasileirão Série A
Cadê a organização? São Paulo sofre com seus erros e empata no Ceará
Brasil
Governo Federal prepara lançamento do programa 'Bolsa Família dignidade'
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.