Polícia Federal
Publicada em 12/03/2018 às 14h54. Atualizada em 12/03/2018 às 14h54
Português condenado por crimes sexuais e procurado pela Polícia Internacional é preso
Tiago Felipe Santos, de 29 anos, foi preso pelas Polícias Federal e Militar
Por: Marcos André Fonte:G1


Policiais militares de Pernambuco levaram Tiago para a delegacia da Polícia Federal no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre (Foto: PF/Divulgação)

O português Tiago Filipe Rodrigues Santos, de 29 anos, foi preso no fim da noite do último sábado (10) no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. O estrangeiro é condenado a seis anos e dois meses de prisão em Portugal por crimes sexuais cometidos contra mulheres. 

No Brasil, Tiago foi autuado três vezes pela Lei Maria da Penha por agressões a mulheres pernambucanas e paraibanas. Ele estava há dois anos vivendo em situação irregular no país e já havia recebido notificações da Polícia Federal (PF) para voltar a Portugal. A ação, conjunta entre a PF e a Rádio Patrulha, aconteceu às 23h do sábado e foi divulgada na manhã desta segunda-feira (12).

Além dos crimes sexuais, Tiago confessou comandar um ponto de venda de drogas em Portugal e, após ser denunciado pela própria mãe, disse ter sido forçado a deixar seu país natal. Ao chegar ao Brasil, ele ainda se envolveu em brigas com guardas municipais da Paraíba e passou a viver em locais de comunidades distantes dos grandes centros do Recife e João Pessoa para evitar sua prisão e expulsão do país. No Recife, o português morava em locais como a comunidade do V8, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e o bairro dos Coelhos, na área central da cidade.

A prisão preventiva de Tiago e sua extradição foram decretadas no último dia 2 de março pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A troca de informações na operação conjunta entre as polícias federal e militar resultou na localização e consequente detenção do português. O major da Polícia Militar Alexandre Jorge detalha como o português foi localizado. "Estávamos fazendo levantamentos da Malhas da Lei junto com a Polícia Federal, onde havia várias trocas de informações. Então, o efetivo caiu em campo, com o apoio e colaboradores. No sábado, fizemos uma campana e, na hora da abordagem, foi constatada a situação desse português".

O estrangeiro foi preso e encaminhado para a sede da Polícia Federal e posteriormente conduzido à Delegacia de Imigração no Aeroporto do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Segundo a PF, a prisão aconteceu sem transtornos e qualquer tipo de reação.

Tags: Cotidiano, Brasil,
Eleições 2018
Polícia Federal indicia Temer por corrupção e lavagem de dinheiro
Futebol
Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo podem ser punidos pelo Barcelona por apoio a Bolsonaro
Alagoas
Sefaz lança edital para concurso com salários de até R$ 11 mil em novembro
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.