Vestibular
Publicada em 16/12/2017 às 08h32. Atualizada em 16/12/2017 às 08h32
Pré-vestibular da UFPE abre inscrições a partir de segunda
Este ano, além das cotas para travestis e transexuais, o projeto também oferece parte das vagas...
Por: Redação PortalPE10 | Fonte: Diário de Pernambuco


Foto: Reprodução
A partir da próxima segunda-feira, os interessados em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares do próximo ano podem se inscrever para participar do pré-acadêmico Vestibular Solidário (VS), um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ao Centro de Educação (CE), onde acontecem as aulas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de janeiro pelo site do Vestibular Solidário, mas o edital de seleção já pode ser consultado no Facebook do projeto. Estão aptos a ingressar no curso exclusivamente alunos terceiranistas e/ou egressos (independentemente do tempo) oriundos da rede pública de ensino e/ou bolsistas integrais da rede privada mediante comprovação (declaração escolar).

Também estão abertas, até o dia 7 de janeiro, as inscrições para monitores. Podem participar estudantes a partir do 2° período para os cargos de monitores e equipe de comunicação; a partir do 3° período para os cargos de professores; e a partir do 4° período para a equipe psicopedagógica (EP), além de qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação e/ou esteja na pós-graduação.

Este ano, além das cotas para travestis e transexuais, que direcionam 10% das vagas para alunos deste público, o projeto também oferece parte das vagas do edital de voluntariado VS 2018 para o público T, dentre as vagas para professores e monitores, em um processo de valorização dessas identidades. O projeto vai além da aprovação no vestibular, mas objetiva uma formação integral.

PROJETO

O VS surgiu em 2001 com o objetivo de possibilitar a democratização do ensino superior público por meio de uma intensa preparação para os vestibulares e Enem e já obteve diversas conquistas. Grande parte dos que passaram pelo projeto já ingressaram no ensino superior, nos mais variados cursos, e puderam enxergar no VS a possibilidade de ver seus sonhos se concretizarem.

Copa Libertadores
Pratto desencanta na Libertadores e River toma a liderança do Flamengo
Copa Libertadores
Cruzeiro faz 7 x 0 na Universidad do Chile no Mineirão e reage na Libertadores
Palmares
Áudios mostram desespero de moradores da 'Grota do Bananal' durante tiroteio
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.