Exame
Publicada em 02/11/2017 às 22h40. Atualizada em 02/11/2017 às 22h40
ENEM: Professora da dicas sobre a importância do lado emocional na prova
Por que tantas pessoas estudam tanto, acertam tantas questões de simulados e são reprovadas?
Por: Redação PortalPE10

Foto: Reprodução/USP Imagens
É o lado emocional. Ou seja, é FATO QUE A MENTE “GOVERNA” o nosso corpo. Por isso, além de se aperfeiçoar em conhecimentos e nos conteúdos exigidos para fazer a prova, deve-se investir também na sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Tentando acabar, ou pelo menos amenizar, o DESCONTROLE EMOCIONAL. Ele influenciará o seu desempenho na prova.

Por isso, utilize a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE). É uma habilidade de sentir as emoções e utilizá-las para uma vida melhor. Em oposição ao QI (quociente de inteligência) que se mantém estável em toda a nossa vida o QE pode ser aperfeiçoado e também desenvolvido ao longo da vida.

E COMO FAZER ISSO?

Algumas técnicas/conhecimentos podem ajudar bastante:

1 - NÂO IGNORE SEUS SENTIMENTOS- Isso pode causar enorme impacto no seu modo de agir. A mente poderá ser prejudicada. RECONHEÇA que precisa relaxar! Isso é autoconsciência!

2- OUÇA SEU CORPO: Está muito nervoso e ansioso? Sabe diferenciar quando está triste ou descontente? Isso é bom...porque conhecer-se a si mesmo é ótimo! O CORPO FALA!

3- PROCURE SER MAIS LEVE COM A VIDA: Você é seu maior carrasco? Então, relaxa... A vida é tão curta para sermos tão exigentes conosco...

4-TENHA AUTOCONFIANÇA: Você estudou? Preparou-se? Então fez sua parte. Ninguém nunca acha que estudou o suficiente. MAS... Tentou. E quem não estudou? Vai contar com o fator sorte e saber que não adianta mais se martirizar pelo passado.

5- ALIVIANDO TANTO ESTRESSE: O que me provoca tanto estresse? Algumas dicas:Sair com amigos, ouvir música, caminhar num lugar calmo e agradável e, se é muito ansioso, procure um terapeuta. Isso auxiliará no aumento do QE

6- VEJA TODO O CONTEXTO PELO LADO POSITIVO: Quem é negativo só foca no que pode dá errado e nunca desenvolverá a resiliência. ENTÃO SEJA CONFIANTE!!!!

CONCLUINDO: A MEMÓRIA TAMBÉM ESTÁ FORTEMENTE LIGADA À EMOÇÃO...Por isso, cuidado para não dar branco na hora da prova!!! E isso pode ser causado só pelo lado emocional!!! Afinal somos CORPO e MENTE!!! 

Rejane Correia Mello (Psicanalista Clínico e Didata).

 

Mata Sul
IFPE assina acordo na área de eficiência energética com a prefeitura de Ribeirão
Pernambuco
FPF divulga tabela do Campeonato Pernambucano 2018
Economia
Temer garante R$ 98 milhões para as prefeituras de Pernambuco
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.