Pernambuco
Publicada em 12/06/2017 às 15h23. Atualizada em 12/06/2017 às 15h23
Celpe emite alerta de segurança para o São João
A Companhia alerta sobre os perigos da falta de cautela durante os preparativos para as festas juninas.
Por: Redação PortalPE10 | Fonte: LeiaJá

Para o período de festas juninas, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) emitiu uma nota alertando sobre os riscos de acender fogueiras nas proximidades de fiação e soltar fogos na direção de postes e condutores elétricos. De acordo com a Celpe, ignorar as recomendações pode levar a curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia. 

 A Companhia alerta, ainda, sobre os riscos de utilizar os postes ou fios para pendurar bandeirinhas e balões de enfeite. Caso sejam feitos de material isolante, os enfeites podem ser colocados nas proximidades da fiação, contudo não se deve pendurar ou fixar enfeites nos postes. 

 A Celpe lembra, também, que soltar balões é crime. “As consequências são imprevisíveis”, diz no comunicado, sobre a possibilidade de um balão colidir com um fio energizado nas redes ou subestações.

 Com relação à montagem de barraquinhas, camarotes, veículos e som ou qualquer outra estrutura, deve ser levada em consideração a distância mínima da rede elétrica. A companhia alerta que somente funcionários da Celpe são autorizados a fazer ligações provisórias para fornecer energia no dia do evento, uma vez que ligações clandestinas podem sobrecarregar o sistema e é crime. “Um curto-circuito ou sobrecarga em locais onde existam fogos de artifício, por exemplo, acarreta riscos de acidentes fatais”, esclarece no texto.

 Em caso de fios partidos ou caídos, recomenda-se que seja mantida uma distância segura. Caso alguém esteja em contato com a rede elétrica, é importante não tocar nessa pessoa e chamar a Celpe. Ainda conforme recomendações da Companhia, não se deve montar arraiais perto da rede de energia. Em caso de acidentes, é necessário isolar o local e ligar imediatamente para a emergência.

Tags: ,
Problemas de Saúde
Simone volta a subir ao palco sem Simaria, que está doente
Mata Sul
Propriedade de Água Preta, na Mata Sul entra na Nova lista suja do trabalho escravo
Empregos
Prefeitura de Limoeiro reabre inscrições para seleção
COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.