Publicada em 23/10/2017 às 17h18.
Perfil da banca CESPE.

Foto: Divulgação
Sem dúvida alguma, a banca CESPE vem sendo uma das mais temida ultimamente, seja pela divulgação dos candidatos que já prestaram concursos organizados por ela, seja pelo seu perfil de prova – principalmente pela questão de trabalhar com questões erradas que eliminam as certas (os concursandos piram! Rsrs).

Existe uma técnica muito usada para você “quebrar a banca”, traçando o perfil desta. Podemos pega as últimas provas e dividi-las por assunto, podendo observar, assim, quais os assuntos mais cobrados pela banca ultimamente. 

Fiz um resumo em relação aos assuntos cobrados na matéria de língua portuguesa, em se tratando das últimas provas realizadas pelo CESPE. Seguem abaixo os assuntos mais cobrados:

1 - Colocação Pronominal; *

2 - Reescritura de frases e parágrafos; 

3 – Análise morfossintática da oração e do período;

4 – Crase;

5 – Pontuação; *

6 – Pronome (principalmente oblíquos átonos e os relativos); *

7 – Verbo;

8 – Conjunção; *

9 – Acentuação Gráfica;

10 – Semântica;

11 – Concordância;

12 – Regência;

11 – Interpretação de textos.


Esses que estão marcados com *, aparecem praticamente em todas as provas.

Não há dúvidas de que o melhor método de estudo se baseia em estudas assunto por assunto e, ao final, resolver o máximo de questões possível. Espero que essa dica sirva e seja de grade valor para vocês!

Um grande abraço do seu professor e amigo!

Faca na caveira, guerreiros! Rumo à aprovação!


 

COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
Por:
Professor Lúcio Mauro

Professor Lúcio Mauro, casado com Selma Lins, pai de Lucas Gabriel, formando em Pedagogia pela Faculdade UNOPAR, Pós-Graduando em Penal e Processo Penal pela FACOL, Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Professor de Preparatório para Concursos Públicos pelo Curso Especialistas de Palmares/PE. Aprovado nos concursos públicos: SAAE Palmares/PE, Técnico em Enfermagem nas cidades de Água Preta/PE e Ribeirão/PE, IBGE (Processo Seletivo), DESTRA de Caruaru/PE, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), PMPE e Tribunal de Justiça de Pernambuco, no qual trabalho atualmente.