Publicada em 05/10/2017 às 06h05.
Regência do verbo preferir


Por cair constantemente em concursos públicos, venho trazendo esta dica muito importante sobre a regência do verbo preferir. Esse verbo deve ser usado como transitivo direto e indireto, sendo o objeto indireto introduzido pela preposição A, deixando a construção correta desta forma: Prefiro uma coisa A outra.


Exemplos:

Prefiro português a matemática (certo)

Prefiro mais português do que matemática (errado)

Prefiro cinema a teatro. (certo)

Prefiro menos teatro que cinema (errado)


Diante do paralelismo sintático, devemos observar algumas construções para não cairmos em pegadinhas.


Exemplos:

1 - Prefiro arroz a macarronada (certo)

2 - Prefiro arroz à macarronada (errado)

3 - Prefiro o arroz à macarronada (certo)

4 - Prefiro o arroz a macarronada (errado)


Nota-se, no exemplo 1, não existe a presença da crase, visto que o substantivo arroz não está determinado por artigo, como desempenha a mesma função sintática do substantivo macarronada (ambos são complementos verbais), também não há artigo determinando a palavra macarronada. No exemplo 3, podemos observar a construção com o uso da crase, já que, tanto o objeto direto (arroz) quanto o objeto indireto (macarronada) estão determinados por artigo. Como o complemento indireto está regido pela preposição A e determinado pelo artigo A, temos aí a existência da crase – marcada na oração com o uso do acento grave, indicador de crase.


Agora não há mais desculpas quanto ao uso correto do verbo preferir.

Boa semana a todos!

COMENTÁRIOS
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do PortalPE10.
A responsabilidade é do autor da mensagem.
Por:
Professor Lúcio Mauro

Professor Lúcio Mauro, casado com Selma Lins, pai de Lucas Gabriel, formando em Pedagogia pela Faculdade UNOPAR, Pós-Graduando em Penal e Processo Penal pela FACOL, Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Professor de Preparatório para Concursos Públicos pelo Curso Especialistas de Palmares/PE. Aprovado nos concursos públicos: SAAE Palmares/PE, Técnico em Enfermagem nas cidades de Água Preta/PE e Ribeirão/PE, IBGE (Processo Seletivo), DESTRA de Caruaru/PE, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), PMPE e Tribunal de Justiça de Pernambuco, no qual trabalho atualmente.