Por cair constantemente em concursos públicos, venho trazendo esta dica muito importante sobre a regência do verbo preferir. Esse verbo deve ser usado como transitivo direto e indireto, sendo o objeto indireto introduzido pela preposição A, deixando a construção correta desta forma: Prefiro uma coisa A outra.
Exemplos:
Prefiro português a matemática (certo)
Prefiro mais português do que matemática (errado)
Prefiro cinema a teatro. (certo)
Prefiro menos teatro que cinema (errado)
Diante do paralelismo sintático, devemos observar algumas construções para não cairmos em pegadinhas.
Exemplos:
1 - Prefiro arroz a macarronada (certo)
2 - Prefiro arroz à macarronada (errado)
3 - Prefiro o arroz à macarronada (certo)
4 - Prefiro o arroz a macarronada (errado)
Nota-se, no exemplo 1, não existe a presença da crase, visto que o substantivo arroz não está determinado por artigo, como desempenha a mesma função sintática do substantivo macarronada (ambos são complementos verbais), também não há artigo determinando a palavra macarronada. No exemplo 3, podemos observar a construção com o uso da crase, já que, tanto o objeto direto (arroz) quanto o objeto indireto (macarronada) estão determinados por artigo. Como o complemento indireto está regido pela preposição A e determinado pelo artigo A, temos aí a existência da crase – marcada na oração com o uso do acento grave, indicador de crase.
Agora não há mais desculpas quanto ao uso correto do verbo preferir.
Boa semana a todos!
Professor Lúcio Mauro, casado com Selma Lins, pai de Lucas Gabriel, formando em Pedagogia pela Faculdade UNOPAR, Pós-Graduando em Penal e Processo Penal pela FACOL, Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Professor de Preparatório para Concursos Públicos pelo Curso Especialistas de Palmares/PE. Aprovado nos concursos públicos: SAAE Palmares/PE, Técnico em Enfermagem nas cidades de Água Preta/PE e Ribeirão/PE, IBGE (Processo Seletivo), DESTRA de Caruaru/PE, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), PMPE e Tribunal de Justiça de Pernambuco, no qual trabalho atualmente.